De que protagonismo estamos falando?

O panorama sociocultural da Ilha Grande mostra que seus moradores vivem – em sua maioria – de atividades ligadas ao Turismo. Sabemos que esta atividade econômica ainda não é desenvolvida de maneira coesa e cooperativa, o que dificulta os processos de gestão e reflete no mau funcionamento de um ciclo virtuoso. De modo que beneficie tanto os turistas, empreendedores locais e a própria Ilha Grande como um todo.

Se levarmos em consideração o número de jovens moradores da Ilha Grande, observamos que eles tem um papel muito importante nesse processo. Afinal, serão os que viverão a Ilha Grande nos anos futuros, sucedendo os atores atuais. Como garantir um bom funcionamento de uma atividade que depende de diversos segmentos para que se desenvolva de maneira positiva? Pensando em um turismo de qualidade, onde o turista que frequenta a Ilha Grande venha com o propósito de preservar o local e corresponda às expectativas locais, observa-se a necessidade da valorização da cultura.

Como convidaremos o mundo a nos visitar se não sabemos explicar como é o funcionamento do nosso espaço? Se não sabemos as histórias que aqui foram vividas, o funcionamento do espaço geográfico, as pessoas que construíram a realidade que vivemos hoje… Como poderemos cuidar da Ilha Grande sem conhecê-la? Apropriar-se da memória da Ilha Grande e aliar este conhecimento à receptividade turística das atividades desenvolvidas deveria ser o papel da juventude que aqui habita.

Quando nós, jovens, nos apropriarmos da cultura no qual hoje fazemos parte e ajudamos a construir, entendendo o que aqui ocorreu, valorizarmos nossa terra, podendo então propagá-la, estaremos protagonizando a realidade em que vivemos.

O Projeto Voz Nativa para além da capacitação em Turismo, visa a valorização da cultura local, entendendo esta ação como fator fundamental para o desenvolvimento sustentável da Ilha Grande. E abre as portas aos jovens que tenham interesse em construir o futuro desde já!

É necessária união e engajamento para que possamos cuidar da nossa casa com sabedoria.

Por Karen Garcia