Projeto Voz Nativa comemora o Dia do Meio Ambiente com atividades de valorização da Ilha Grande

Nos dias 02 e 03 de junho, a Vila do Abraão receberá diversas atividades promovidas pelo Projeto Voz Nativa no Evento ‘Descobrindo a Ilha Grande’, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente  dia 05 de junho.

Em parceria com o Parque Estadual da Ilha Grande – PEIG, o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável – CEADS/UERJ e os Colégios Estaduais Brigadeiro Nóbrega (Vila do Abraão), Pedro Soares (Provetá) e Nazira Salomão (Angra dos Reis), o evento tem o intuito de estimular na comunidade da Ilha Grande a conscientização ambiental e a valorização cultural e ambiental.

No dia 02 de junho o CEADS realizará palestras e estudos sobre a fauna e a flora da Ilha, apontando riquezas e dados sobre o território, fundamentais para aqueles que trabalham com turismo e são curiosos sobre a Ilha. As palestras acontecerão no auditório do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, de graça e abertas a toda a comunidade.

Já no dia 03 de junho, as atividades acontecerão junto a crianças e jovens dos Colégios envolvidos. A programação também inclui palestras dos pesquisadores do CEADS, além da trilha guiada pelos Jovens Monitores do Colégio Brigadeiro Nóbrega e Gincana Ecológica. O objetivo é integrar os alunos dos diferentes colégios, estimulando a troca de saberes sobre suas comunidades e sobre o meio ambiente.

 

 

Programação

Descobrindo a Ilha Grande

02 de junho

18 às 22h – Auditório do INEA – Parque Estadual da Ilha Grande
Descobrindo a Ilha Grande – Apresentação de Pesquisas do CEADS – UERJ 

03 de junho

10h15 às 12h30 – Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega
Ciência de Jovem para Jovem – Apresentação de Pesquisas do CEADS – UERJ

14h às 15h30 – Praia Preta
Trilha da Praia Preta com Jovens Guias

16h às 17h30 – Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega
Gincana Ambiental

18h às 22h – Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega
Ciência de Jovem para Jovem – Apresentação de Pesquisas do CEADS – UERJ