Descobrindo a Ilha Grande valoriza a natureza e cultura local

Nos dias 02 e 03 de junho a Vila do Abraão se voltou para o cuidado com o Meio Ambiente, no evento “Descobrindo a Ilha Grande”, realizado pelo Projeto Voz Nativa, em parceria com o Parque Estadual da Ilha Grande, o CEADS (Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável)/UERJ e os Colégios Brigadeiro Nóbrega, do Abraão, Pedro Soares, de Provetá, e Nazira Salomão, de Angra dos Reis.

Em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente dia 05 de junho, o evento eve o intuito de estimular na comunidade da Ilha Grande a conscientização ambiental e a valorização cultural e ambiental.

 

desc1

 

desc2

No dia 02 de junho, Cátia Callado e Marcos Bastos, do CEADS, apresentaram para toda a comunidade pesquisas desenvolvidas na Ilha Grande,  apontando riquezas sobre o território, a fauna e a flora e dados fundamentais para aqueles que trabalham com turismo e são curiosos sobre a Ilha.  Para João Pontes, Guia que trabalha há mais de 20 anos na Ilha, essa foi uma iniciativa muito importante. “Como eu queria isso, pois assim nós [ sociedade civil ] ficamos a par das atividades e pesquisas feitas aqui na Ilha Grande e podemos passar as informações mais corretas para os turistas” diz.

Já na quarta-feira, dia 03 de junho, as atividades aconteceram junto acerca de 100 crianças e jovens dos Colégios envolvidos. A programação incluiu palestras de jovens pesquisadores do CEADS, na atividade “Ciência de Jovem para Jovem”, além de uma trilha à Praia Preta guiada pelos próprios jovens e uma Gincana Ecológica.

desc3

Descobrindo a Ilha Grande foi uma oportunidade de construir junto com a comunidade o senso de responsabilidade, pertencimento e amor pelo território.

desc4