Curso de Gestão Sustentável de Meios de Hospedagem em Araçatiba

É em um misto de tranquilidade caiçara e visita de poucos, mas recorrentes e fieis, turistas, que vive a Praia Grande de Araçatiba. Com cerca de 10 pousadas, entre empreendedores nativos e não nativos, a comunidade é um destino promissor no que se refere ao turismo, por conta de sua beleza estonteante e ainda preservada.

Foi pensando nisso que o Voz Nativa ofereceu, entre os dias 10 e 14 de agosto, o curso de ‘Gestão Sustentável de Meios de Hospedagem’, com o objetivo de capacitar em diversos temas profissionais que recebem turistas em pousadas, casas, campings, veraneio e outros meios de hospedagem.

Ministrado por Ana Pimentel, consultora do SEBRAE e do Ministério do Turismo, os temas abordados foram estrutura do empreendimento, cargos e atribuições;  tipologias e classificação dos meios de hospedagem; atendimento ao público e uso de mídias sociais; legislação e formalização dos empreendimentos; ferramentas de reserva; elaboração de plano de sustentabilidade, e outros.

Todos os moradores foram convidados a participar do curso, inteiramente gratuito, e se capacitar para um turismo cada vez mais crescente na comunidade.

02

Para Andrea Urbano, moradora de Araçatiba e dona de pousada que já participou de quatro cursos do Voz Nativa na comunidade: “Esses cursos que são feitos pelo Voz Nativa estão sendo um aprendizado a mais para mim e para todos nós que trabalhamos com pousadas. Desde que eu conheci o Voz Nativa, eu vejo que os cursos e o tem sido muito importante. O jornal Voz Nativa traz muitas informações sobre todas as comunidades, com ele ficamos sabendo informações e aprendemos sobre a nossa e outras comunidades. O Voz Nativa, na minha opinião, significa ‘crescimento’ para a Ilha Grande.”