Tradição e História na Praia da Longa

Há 60 anos existe a Festa de São Pedro seguida do torneio de futebol da Praia da Longa. Essa festa nasceu com os próprios pescadores e já virou tradição. É uma forma dos moradores das diversas praias se encontrarem, trazerem o seu time e representarem suas comunidades.

Sempre próximo ao dia 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo, o evento acontece em plena lua cheia, pois essa época não é propícia para pesca e, dessa forma, os pescadores não vão para o mar, sendo assim dá para fazer a festa, dançar forró, beber uma cerveja e jogar futebol no dia seguinte.

A Festa de São Pedro e São Paulo
A divulgação da festa é feita através do rádio, no continente, e cartazes pelas praias. A festa é sempre antecedida de uma missa, da procissão e do leilão. E, para fechar, tem o tradicional forró, com prêmio para o melhor casal dançarino e muita comemoração e empolgação. No leilão, todos os moradores se envolvem e o dinheiro arrecadado ajuda nas despesas da festa e da igreja.

O Torneio de Futebol

O Torneio de Futebol da Longa é sempre uma competição saudável e hoje vemos a importância de se manter essa tradição, pois vem passando de geração para geração e recupera nossa história. Vivo isso há mais de 30 anos, meu filho joga também e é uma emoção grande ver tudo se mantendo. Hoje o campo só existe porque foi feito na enxada pelas mãos de vários moradores, inclusive meus avós. É uma sensação gostosa saber que antigamente os moradores não ficavam à mercê dos governantes, eles metiam a mão na massa. Agora a gente tenta passar para os nossos filhos a ideia de manter a tradição, provar que não precisamos esperar, podemos fazer. O torneio de futebol da praia da Longa é um dos momentos em que diversas praias estão juntas, no campo tem a competição, existem as divergências, mas depois tem a convivência e a amizade. Ai passando de geração para geração, você se sente responsável e percebe que o povo cobra que você faça, porque é muito bom para todos.

O esporte tem essa função, o esporte é aprendizado porque você consegue tirar da derrota coisas boas, o mundo muitas vezes é competitivo e aqui é importante aprender a perder para formar seu caráter. Na Ilha Grande é difícil ter um evento, então é importante manter esse encontro, especialmente no inverno. Muitos só têm esse contato uma vez por ano, e matam as saudades, vão conversar. A intenção é gerar essa interação entre os moradores. No campeonato não tem muita regra, todo mundo na beira do campo, não tem a formalidade, mas mesmo assim acontece há anos e as pessoas vêm. As mulheres vêm também para acompanhar.

Roberto Revelino Leopoldino, nascido na Longa e um dos responsáveis pelo Torneio de Futebol da Praia da Longa

O torneio da praia da Longa é muito importante para a comunidade, pois mantém viva a cultura da comunidade e reúne adultos, jovens e crianças de outras praias para se divertirem e se reverem. Esse torneio acontece há muitas décadas e não podemos deixar essa tradição se perder. No último dia 5 de julho aconteceu, na Praia da Longa, o torneio de futebol tradicional da Festa de São Pedro. No total, estiveram presentes 12 times de diferentes praias. Em primeiro lugar ficou Matariz, em segundo Praia de Fora. O artilheiro foi o Bruno, do Matariz, com saldo de 8 gols.

Guilherme Dias, Lucas Oliveira, Thiago Nunes e Luis Felipe Silva, alunos do Colégio Estadual Pedro Soares e moradores da Praia da Longa.