Saco do Céu identifica principais problemas em ‘Caravana Voz Nativa’

Ontem, dia 08 de outubro, aconteceu, na comunidade do Saco do Céu, a primeira reunião da série ‘Caravana Voz Nativa’, que dará uma volta na Ilha Grande, realizando debates sobre temáticas presentes no cotidiano das comunidades da Ilha como Áreas Protegidas, Unidades de Conservação, Legislação, Turismo de Base Comunitária, e outros, além de ouvir os moradores sobre problemas locais e pensar formas de buscar soluções participativas.

Para Andrea Santos, presidente da Associação de Moradores, a atividade foi fundamental. “Atendeu bem às expectativas e foi muito bom para o conhecimento da comunidade. É muito importante saber a finalidade de cada órgão e a competência de cada poder para podermos correr atrás dos nossos direitos. Tínhamos muitas dúvidas sobre isso.” Diz.

Um dos objetivos da Caravana é levantar com os moradores os problemas prioritários de cada comunidade para que pensem, em conjunto, possíveis soluções.

“Nós fizemos uma dinâmica participativa em que cada morador registrou os três maiores problemas, e a partir daí identificamos o que era prioritário para a maioria deles. No Saco do Céu, saúde, comunicação e saneamento apareceram como os primeiros. Iniciamos, então, um debate mais profundo sobre cada tema, a solução desejada e os caminhos possíveis para a comunidade buscar soluções com as instituições responsáveis.” Explicou Marcio Ranauro, coordenador do projeto.
blog3

 

blog1

Todos os moradores são bem-vindos nos encontros, que já têm datas nas comunidades de Araçatiba, Praia Vermelha e Praia da Longa.

Agenda:
Araçatiba – Coreto – 13/out – terça-feira – 16 horas
Praia Vermelha – Escola Municipal – 15/out – quinta-feira – 16 horas
Praia da Longa – Coreto – 15/out – quinta-feira – 9 horas