Descaso e Acidentes na saída da Trilha de Palmas

Há aproximadamente cinco anos, a ponte que liga a T10 até a Praia de Palmas caiu quando, depois de uma forte chuva, a barra estourou. Desde então turistas e moradores encontram dificuldades para sair da trilha e chegar até a praia, muitos tentam passar pela água pulando por pedras escorregadias enquanto outros tentam descer por uma pedra com auxílio de um cabo posto por moradores.

Muitas pessoas não conseguem descer pela pedra e correm risco de escorregar e sofrer sérios acidentes. A população e os turistas precisam de atenção em relação a este assunto, pois em caso de acidente a praia não tem, sequer, uma estrutura de atendimento médico.

Houve um episódio em que uma turista francesa quebrou o pé ao descer a pedra correndo. Socorremos a
moça que chorava de dor e ligamos para emergência. Conseguimos falar com o Corpo de Bombeiros de Mangaratiba e estes disseram que passariam o caso para Angra. Cerca de 30 minutos depois o Corpo de Bombeiros de Angra ligou pedindo a localização da turista, e solicitando que ela não saísse do local, informado que já estavam a caminho. Esperamos uma hora e meia, então, ligamos novamente para saber se já estavam chegando, disseram que sim, e duas horas após esta confirmação eles ligaram dizendo que não poderiam vir e que ela deveria recorrer ao posto de saúde no Abraão.

Por fim, tivemos que colocar a moça no barco do meu marido, que estava trabalhando e a levou para o Abraão. Mais uma vez liguei para o 192 para pedir que uma ambulância aguardasse no Cais, disseram que estariam lá, mas quando chegaram, ele teve que deixar a moça sozinha no barco, correr até o Corpo de Bombeiros e pedir ajuda, só então a turista conseguiu atendimento. Situação Lamentável.

Bruna Freire, 30 anos, moradora.

“Muito difícil descer essa pedra, não tenho mais idade pra isso. Espero que coloquem a ponte de volta.”
Marta, 53 anos, Turista de Itaguaí

“É muito difícil repor uma ponte pequena e necessária? Por favor, facilitem nossa vida, reponham a ponte.” Rachel, 32 anos, Turista Inglesa