Turisangra Conclui capacitação com estagiários

A Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra) concluiu no último sábado, 7, a formação do grupo de estagiários integrado à fundação, que aconteceu em dois finais de semana seguidos, na Vila do Abrão, na Ilha Grande. A iniciativa é uma parceria da TurisAngra com o projeto Voz Nativa, a fim de qualificar o primeiro atendimento ao turista no Centro de Informações Turísticas (CIT) da Praia do Anil, na Estação Santa Luzia e na Estação Abraão. O coordenador geral do Voz Nativa, Márcio Ranauro, abordou temas ligados ao meio ambiente, turismo e sustentabilidade.

Como na semana anterior, as atividades foram divididas em dois turnos. No período da manhã, foi abordado o meio ambiente, com foco no consumo de recursos naturais e ambientais e na diferença entre a vida urbana e a vida caiçara. Também foi abordada a importância da preservação ambiental na Ilha Grande e detalhados os conceitos de áreas protegidas no Brasil, exemplificados com as áreas de proteção da ilha (Reserva Biológica da Praia do Sul e do Leste, Parque Estadual da Ilha Grande, Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Praia do Aventureiro e APA Tamoios). Durante a tarde, o foco foi a importância do turismo sustentável. Os jovens puderam conhecer as diferenças entre o turismo de massa e o turismo de base comunitária. Ao final, foi realizado um debate sobre as duas temáticas.

— Nesses dois dias de atividades, trabalhamos com os estagiários que fazem, em geral, o primeiro serviço de informações aos turistas. É importante que todos tenham amplo conhecimento das questões ambientais da Ilha Grande, principalmente no que diz respeitos às regras de acesso às quatro reservas ambientais. Com os temas que abordamos durante o curso, todos passam a ter mais propriedade quando forem prestar informações turísticas, sendo disseminadores de orientações que servirão para preservarmos cada vez mais os nossos bens naturais e culturais — disse o coordenador-geral do Voz Nativa, Marcio Ranauro.

Para o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, a parceria iniciada com o projeto Voz Nativa pode ir muito mais além da capacitação dos estagiários. Ele lembra que o Voz está realizando diversas ações de formação e resgate da autoestima e da valorização dos jovens da Ilha Grande. Sendo a ilha um destino turístico relevante para a cidade, as ações conjuntas podem ser ampliadas.

— A capacitação dos nossos estagiários foi muito positiva e contribuiu com a formação profissional e cidadã de cada jovem. Eles gostaram da experiência e nosso objetivo é que todos estejam cada vez mais preparados para atender aos turistas. O projeto Voz Nativa, que já há algum tempo realiza um trabalho importante na Ilha Grande, pode contribuir muito com a qualificação do turismo de toda a ilha. Vamos buscar mais ações assim, para fixarmos na nossa equipe e nas empresas que trabalham com o turismo na Ilha Grande, a importância do turismo sustentável em Angra dos Reis — disse Klauber Valente, presidente da TurisAngra.

Via www.angra.rj.gov.br