Fotografia: Uma ferramenta para contar histórias

“Fotografar é uma forma de contar histórias e contar histórias é se posicionar diante do mundo.” Foi assim que Felipe Varanda, professor do Voz Nativa, descreveu a arte da fotografia. Para ele, a combinação entre técnica, repertório e escolha do objeto fotografado é o que constitui um bom fotógrafo.
Durante seus cursos no Abraão e no Provetá ao longo do mês de novembro, tudo isso foi trabalhado a partir da história da fotografia, referências artísticas, técnica e exercícios práticos.

Nas aulas no Abraão, para um público adulto envolvido com a fotografia de forma profissional, a prática foi voltada para o registro de elementos do turismo, como alimentação, meios de hospedagem e passeios. Já em Provetá, onde os alunos eram, em sua maioria, crianças e adolescentes, os exercícios mesclaram técnica com criativade.

Nas duas Vilas o curso destacou o poder da fotografia de narrar uma história. “Acho que a primeira aula impulsionou todo mundo pois apresentou o trabalho de Sebastião Salgado, que fotografa a realidade do mundo. Quando você sente o impacto de uma fotografia, você descobre beleza na arte e isso é muito
motivador para quem está começando.” Destacou Carlos Saens, participante do curso no Abraão.