Capacitação de estagiários junto a Turisangra

A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra) realizou, em parceria com o Voz Nativa, nos dias 31 de outubro e 7 de novembro um processo de capacitação com um grupo de 18 estagiários na Vila do
Abrão, Ilha Grande.

Com o objetivo de qualificar o primeiro atendimento ao turista no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil (CIT), na Estação Santa Luzia e na Estação Abraão, o curso abordou temas ligados ao meio ambiente, turismo e a sustentabilidade da Ilha Grande. Os estagiários foram divididos em dois grupos, que participaram de atividades em dois turnos. No período da manhã foi abordado o tema da gestão ambiental, com foco nas áreas protegidas e nas características culturais das vilas da Ilha Grande.

Também foi abordada a importância da preservação ambiental e dos processos participativos de áreas protegidas no Brasil, exemplificado com as Unidades de Conservação da Ilha: Reserva Biológica da Praia do Sul; Parque Estadual da Ilha Grande; Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro e APA de Tamoios. Durante a tarde, o foco foi a importância do Turismo de Base Comunitária (TBC) para as comunidades locais, onde os jovens puderam conhecer as diferenças entre o turismo de massa e o TBC. Ao final foi realizado um debate com as duas temáticas e as características da Ilha Grande.

“Nesses dois dias de atividades trabalhamos com os estagiários que fazem, em geral, o primeiro serviço de
informações aos turistas. É importante que todos tenham amplo conhecimento das questões ambientais da Ilha Grande, principalmente no que diz respeito às regras de acesso às quatro unidades de conservação.
Com os temas que abordamos durante o curso todos passam a ter mais propriedade quando forem prestar
informações turísticas, sendo disseminadores de orientações que servirão para preservarmos cada vez
mais os nossos bens naturais e culturais” — disse Marcio Ranauro, coordenador do Voz Nativa.

Para o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, a parceria iniciada com o Voz Nativa pode ir muito
além da capacitação dos estagiários. Ele lembra que o projeto está realizando diversas ações de formação e resgate da autoestima e valorização dos jovens da Ilha Grande. Sendo a Ilha um destino turístico relevante para a cidade, as ações conjuntas podem ser ampliadas. “A capacitação dos nossos estagiários foi muito positiva e contribuiu com a formação profissional e cidadã de cada jovem. Eles gostaram da experiência e nosso objetivo é que todos estejam cada vez mais preparados para atender aos turistas. O projeto Voz Nativa, que já há algum tempo realiza um trabalho importante na Ilha Grande, pode contribuir muito com a qualificação do turismo de toda a ilha. Vamos buscar mais ações assim, para fixarmos na nossa equipe e nas empresas que trabalham com o turismo na Ilha Grande a importância do turismo sustentável em Angra dos Reis” — disse Klauber Valente.

Júlio Cézar Vieira, Assessor de comunicação da TurisAngra