Curso de Gestão Sustentável dos Meios de Hospedagem

Durante os meses de novembro e dezembro de 2014, o projeto Voz Nativa e o LTDS/UFRJ ofereceram na Vila do Abraão o curso de Gestão Sustentável dos Meios de Hospedagem para colaboradores e gestores de hostels, pousadas e “cama e café” da Vila do Abraão. O curso foi realizado pela consultora Ana Pimentel, doutora pelo Programa EICOS/UFRJ.

Com o objetivo de qualificar os profissionais para os desafios de uma gestão com ênfase na preservação dos recursos naturais, o curso apresentou conceitos básicos sobre meios de hospedagem, qualidade dos serviços e atendimento, requisitos legais, marketing e comunicação.

Para Ana Pimentel, que ministra cursos para o Sebrae, Ministério do Turismo e UFRJ, o curso qualifica os alunos para os desafios da gestão em uma época em que se deve preservar os recursos naturais. “Os alunos, além de entender os fluxos financeiros da gestão, também receberão orientação para um melhor uso dos recursos naturais, gerando economia para o estabelecimento e para a natureza, tão importante para a atividade de turismo.” diz Ana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com programa alinhado ao Ministério do Turismo, o curso teve boa receptividade dos alunos e será organizado em outras praias da Ilha. Importantes experiências e padrões de qualidade certificados pelo Ministério do Turismo são apresentados pelo curso, que além de debater sobre gestão sustentável, apresenta para os donos e funcionários de hostels, pousadas e “cama e café” as possibilidade de integrar a hospedagem nos trade turístico da Ilha Grande.

O curso é uma importante ferramenta para moradores e pequenos pousadeiros que recebem visitantes em suas casas. Além de apresentar modelos de gestão de pousadas, o curso dá dicas importantes para quem quer montar uma hospedagem em sua casa, desde a montagem dos quartos até as melhores ferramentas de gestão e comunicação. Considerando que na Ilha Grande muitas hospedagens acontecem em casas de nativos, o curso pretende oferecer qualificação para o empreendedorismo local e um melhor serviço de hospedagem oferecido pelas comunidades.

 

#patrociniopetrobras