Curso de Comunicação Comunitária

Contribuir para uma comunicação democrática, participativa e a favor dos moradores da Ilha Grande é um dos objetivos do Projeto Voz Nativa, que surgiu há 12 anos com a perspectiva de criar um Jornal Comunitário em que os próprios moradores pudessem expor seus pontos de vista sobre o lugar onde moram.

Através dos cursos de jornalismo comunitário nas diversas praias da Ilha o projeto facilita a elaboração de matérias do Jornal pelos jovens, além de estimular a reflexão dos mesmos sobre a importância do jornalismo comunitário.

jorn1

A professora e jornalista Silvia Noronha, apresentou diversos temas, como o monopólio das grandes empresas de comunicação, as diferenças entre a comunicação comunitária e a comunicação da grande mídia, as pautas abordadas pelos grandes veículos e as relações de interesse envolvidas no campo da comunicação, entre outros.

Entre os dias 27 a 30 de abril, foi a Praia Grande de Araçatiba que recebeu o curso de Jornalismo Comunitário, na Escola Municipal Sylvestre Travassos. Gratuito e aberto a toda a comunidade, o curso envolveu cerca de 50 alunos, de 8 praias diferentes.

Para Seu Bené, parceiro do Voz Nativa e presidente da associação de moradores de Araçatiba, o curso é muito importante pois “A Comunicação comunitária é a comunicação pelos nossos olhos e nossa fala. A comunicação está em todo lugar, até mesmo no bar, nas escolas, nas conversas.”

jorn3

 

As matérias desenvolvidas durante o curso serão publicadas na edição 5 do jornal, programada para lançamento em junho. Fique atento e saiba o que os jovens estudantes de Araçatiba pensam e querem para a Ilha Grande.