Turismo Pedagógico: Educação para o lazer e educação pelo lazer

Uma nova forma de turismo está ganhando força. É o Turismo Pedagógico. As instituições de ensino estão cada vez mais descobrindo esse caminho de promo-ver a educação e motivar seus alunos ao aprendizado através de um passeio, uma viagem ou aula de campo.
A minha experiência com o turismo pedagógico tem sido muito grande e intensa, pois como guia de turismo, atuo principalmente aqui na Ilha Grande , distrito de Angra dos Reis onde moro e minha família nasceu, logo esse fato ajuda muito na minha profissão.

A área de história está diretamente ligada a profissão de guia de turismo. O conhecimento que acabei adquirindo vem de minha experiência local e também através de cursos como o de eco monitor, que foi ministrado pela UERJ, no campus do EADS , que é destinado aos estudos ambientais e desenvolvimento sustentável e da licenciatura em turismo que venho cursando na UFRRJ.

Através dos conhecimentos adquiridos nos cursos citados tenho agregado valores cada vez mais interessantes à minha profissão. Antes eu só recebia grupos de estrangeiros para realização de um “Tour Histórico e Cultural” dentro do PEIG “ Parque Estadual da Ilha Grande” , órgão do INEA “ Instituto Estadual do Ambiente”, porém hoje já recebo grupos de colégios e universidades, tanto do Brasil como de outros países. Essa experiência no contato com instituições de ensino me faz acreditar mais no turismo pedagógico como uma atividade enriquecedora para a comunidade, turistas e profissionais.

As áreas são diversas, pois a interdisciplinaridade aparece a cada grupo. Um exemplo é que ao receber uma turma do ensino médio, os discentes estão imersos em informações sobre a história local, além de informações técnicas, pois essas visitas são sempre acompanhadas de monitores, que são professores de história, biologia , geografia etc…

Vejo o turismo pedagógico uma ótima oportunidade de trabalho para um guia de turismo, pois quem faz uma visita guiada acaba adquirindo conhecimento, tornando sua experiência única. Uma aula de campo, por exemplo, jamais será esquecida pelo o aluno, que vai levar para sempre a experiência do contato com a história e a natureza. O turismo pedagógico segue a seguinte linha educação para o lazer e educação pelo lazer.

Waldeck Turismo – Guia de Turismo nativo e licenciando em Turismo pela UFRRJ