2º Encontro Voz Nativa envolve jovens de toda a Ilha

Em comemoração a um ano de projeto, o Voz Nativa realizou, nos dias 17, 18 e 19 de abril, na Vila do Abraão, o 2º Encontro Voz Nativa.

Como de costume, a Vila que abriga a sede do projeto estava movimentada. Mas neste fim de semana não eram os turistas a atração principal, mas sim jovens estudantes de diferentes praias, que se reuniam em oficinas de diferentes temas, despertando a curiosidade e o interesse de quem passava em frente à Casa de Cultura Constantino Cokotós.

Através da parceria com os Colégios Estaduais Brigadeiro Nóbrega, da Vila do Abraão, e Pedro Soares, de Provetá, foi possível realizar o Evento que teve como objetivo principal promover o intercâmbio entre jovens de toda a ilha em oficinas de arte e cultura.lanc livro

Com uma programação que contou com o lançamento do livro “Culturas Caiçaras da Ilha Grande – pelos jovens da Ilha”, escrito pelos alunos do Ensino Médio dos Colégios e com oficinas em temas como grafite, fotografia, design, teatro, criação musical, o ‘2º Encontro’ reuniu mais de 80 jovens moradores de diferentes nove praias.

 

Para Jean Santos, aluno e jovem monitor do C.E Brigadeiro Nóbrega, o encontro de oficinas foi muito rico: “As oficinas e cursos são muito importantes para que a gente possa se capacitar e aumentar o aprendizado. Muitas vezes o pessoal aqui na Ilha gasta tempo com o que não é importante. Com os cursos todo mundo sai ganhando”, disse.

Saiba o que rolou em cada Oficina:

Criação Musical

Instrumentos, vozes, ideias e musicalidade eram bem vindos na oficina de criação musical, que teve o objetivo de estimular e aprofundar a prática de criação musical, através de técnicas de composição aplicadas ao grupo a partir do desenvolvimento de ideias musicais e da escuta coletiva.

Fotografia

Se algum jovem achava que para tirar boas fotos era preciso uma câmera profissional, essa ideia foi desconstruída durante a oficina de fotografia. Nela, os jovens aprenderam macetes importantes na hora de tirar uma fotografia bela e artística.

 

Designdesign

Técnicas e prática do design, desde história até criação de stencil para aplicação em paredes e outras superfícies.

Gastronomia
Cozinhar pode ser fácil e divertido! Foi isso que a oficina de gastronomia teve o intuito de mostrar. A atividade ensinou receitas de fácil confecção e de baixo custo, para ser produzido em casa para o consumo, ou para a venda.

Grafiti
A oficina de grafiti colocou todo mundo pra colorir o Abraão. Através de técnicas básicas da produção de um mural de graffiti, o professor David Amem apresentou o processo de uma produção e fez toda a galera colocar a mão na massa.

Instagram

Na oficina de Instagram os jovens aprenderam como utilizar a ferramenta de comunicação para impulsionar empreendimentos e fortalecer marcas institucionais. Além de aprender a usar a #Ilhagram e participar de concursos lançados pelo Voz Nativa.

percussao

Percussão
Através de diferentes exercícios, a oficina de Percussão consistiu em apresentar aos participantes as possibilidades de tocar instrumentos. Para completar ainda mais a experiência, a oficina incluiu também a construção dos próprios instrumentos, feitos com material reciclável.

Teatro
A oficina de teatro conectou os jovens entre si e os jovens com a natureza a partir da encenação teatral e do improviso com elementos que permeiam a vida na Ilha Grande.