Bem receber, conhecimento cultural e ética: o caminho para o sucesso

Atender bem o cliente, saber a história e a cultura do lugar e ser ético sempre. Esses foram os pontos principais apontados por Ana Elizabeth e Lúcia Miranda, no curso de Atendimento e Hospitalidade, durante os dias 18 e 19 de maio, na Sede do Parque Estadual da Ilha Grande – INEA, no Abraão.

Com cerca de 40 participantes, divididos em duas turmas – tarde e noite -, o curso, que já aconteceu outra vez no Abraão, em Araçatiba e na Praia Vermelha, apresentou as questões mais importantes do atendimento e da hospitalidade, através de conceitos, arcabouço teórico e compartilhamento de experiências.

Ao contrário do que se pode pensar, ninguém ficou parado durante a capacitação. Para colocar em prática os conceitos apreendidos, os alunos fizeram o que, segundo as professoras, chama-se laboratório. Eles foram convidados a misturarem teatro, criatividade e conhecimentos em uma encenação sobre situações-problema em meios de hospedagens, transporte ou restaurante. Com diversão, participantes apresentaram os novos saberes e trocaram ideias.

“A encenação é para dar a oportunidade para que eles possam colocar em prática – mesmo que de forma hipotética – os conhecimentos que aprenderam” Disse Lúcia Miranda, professora.

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Para Lucia Carvalho, que hoje trabalha em loja de roupas, a capacitação foi muito importante.  “Eu já até conhecia os conteúdos, mas gostei mesmo por causa do formato. Trabalhei em restaurantes e esses conteúdos são fundamentais, pois falta muito conhecimento dos profissionais e isso dificulta a interação com o turista. E precisamos tratar eles muito bem, porque se não tem turista não tem trabalho.”

Para finalizar o curso com um material que beneficiará a todos, os participantes listaram, individualmente, os principais pontos que devem aparecer em um “Guia de Hospitalidade da Ilha Grande”.  A expectativa é reunir todos os conteúdos apontados pelos alunos e desenvolver um material deles para eles mesmos.

“Um material desses quando é feito pelos próprios profissionais torna-se adequado à realidade local. Como a Ilha Grande é uma área protegida, que abriga uma cultura tradicional, tem características específicas e necessidades que ninguém sabe melhor do que o próprio profissional de turismo.”

Para Juliana Morena, de 16 anos, que pretende trabalhar com turismo “essa é uma oportunidade maravilhosa. Um curso destes seria caríssimo. Temos mesmo que aproveitar essa oportunidade do Voz Nativa.”

 

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