Taekwondo na Vila do Abraão

Eu, Ernani Cristianes Neto, há dez anos quando voltei para a Ilha Grande, vi que as crianças e jovens locais não tinham muita opção de lazer e esporte na Vila do Abraão. E isso facilitava alguns a ingressarem no uso do álcool.

Preocupado com a situação, como eu já tinha instrução no Taekwondo (1° gubi, vermelha ponta preta), obtive permissão do meu mestre Nelson, de Angra dos Reis, e comecei as aulas de Taekwondo, que é um esporte olímpico de disciplina oriental, no Abraão. Com isso, consegui arrebatar entre os alunos, alguns jovens que estavam entrando no mundo do álcool.

Participamos de dois campeonatos estaduais. Trouxemos dez medalhas, sendo cinco campeões. Na época fomos divulgados pelo Jornal Eco. Mas com o passar do tempo, ocupado, não mais ministrei aulas e nem treinei, e isso me incomodava.

jornal04_08

Ano passado conheci o professor Tiago Azevedo, faixa preta 2° dan, de Conceição de Jacareí, e fiz o convite para ministrar aulas de Taekwondo aqui na Vila do Abraão, que aceitou de imediato.

Ficamos com o problema do espaço para as aulas. Com a ajuda do coordenador da Casa de Cultura Constantino Cokotós, Adriano da Guia, e o apoio da Gevig que entrou com o pedido de uso da Casa de Cultura para as aulas de Taekwondo e Jiu Jitsu, conseguimos dar reinício às práticas.

Hoje estamos com um ano de Taekwondo com vários atletas que já passaram por diversos exames de faixa, e o Jiu Jitsu, também com um ano de sucesso.

Ernani Cristianes Neto – morador da Vila do Abraão