Jovens de Provetá viram jornalistas por uma semana

O Voz Nativa chegou com tudo em Provetá entre os dias 13 e 16 de julho. Pela primeira vez naquela praia, o curso de Jornalismo Comunitário envolveu cerca de 20 alunos, entre 15 e 18 anos, estudantes da praia de Provetá.

No curso os participantes puderam refletir sobre a importância de veículos de comunicação alternativos como contraponto à grande mídia, os interesses econômicos por trás dos grandes veículos de comunicação e o papel da comunicação comunitária como forma de dar voz a pessoas e grupos.

 

01

03

Além dos debates e conteúdos teóricos do jornalismo, o curso tirou a garotada da sala de aula e fez todo mundo virar jornalista por um dia. Desde definição de pauta, entrevista e fotografia, os jovens foram atrás de personagens e histórias para produzirem as matérias.

5 02

O curso foi ministrado para jovens estudantes do Provetá, mas que moram em diversas outras praias. “Essa troca entre os alunos sobre o que é notícia em cada praia também é muito rica para os participantes. Além de apresentar, no resultado final do jornal, a pluralidade de opiniões, o processo de troca entre os jovens de diferentes praias também é muito importante, pois eles passam a olhar com atenção para a praia vizinha e trocar pontos comuns e divergentes.” Diz Marina Rotenberg, coordenadora de comunicação do Voz Nativa.

“Drogas na Ilha”, “O problema do saneamento Básico em Provetá”, “Seu João e o Pinguim: como começou esse amor” e “A História do evangelho em Provetá” foram algumas das matérias desenvolvidas pelos jovens, que serão publicadas na edição 6 do Jornal Voz Nativa.