Ilha Grande marca presença em Encontro de Turismo de Base Comunitária

Entre os dias 23 e 25 de julho, a Secretaria de Turismo de Paraty e a TurisANGRA realizaram, em Tarituba, o I Encontro de Turismo de Base Comunitária (TBC) da Costa Verde. O objetivo principal foi reunir representantes de comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas, indígenas e produtores rurais para trocar experiências, dividir desafios e traçar diretrizes para a qualificação do Turismo de Base Comunitária na região.

A presença de lideranças de diferentes localidades deu força ao Encontro e enriqueceu a troca de experiências sobre um turismo que prioriza a cultura, história e tradição local e coloca como protagonista, não os interesses econômicos, mas o território e seu povo.

O evento teve mesa de debates, grupos de trabalho e programação cultural com apresentações, como cirandas, jongos, corais e contos, com artistas caiçaras, quilombolas e indígenas.

 

tbc2tbc4

As mesas de trabalho foram divididas de acordo com o envolvimento de cada participante com o tema proposto e culminaram na definição de próximos passos para cada um dos temas: Políticas Públicas; Práticas Sustentáveis; Formas de organização e redes; Espaços comunitários e calendário de eventos e cartografia TBC.

tbc5

Além dos organismos de turismo das duas cidades, também apoiaram o seminário a Fundação de Cultura de Angra (Cultuar), as secretarias de Atividades Econômicas e de Meio Ambiente de Angra, a Universidade Federal Fluminense (Angra), a Universidade Federal Rural do Rio e a Eletronuclear. O Voz Nativa foi responsável por mobilizar representantes da Ilha Grande para participar do evento da discussão, tão importante para toda a Costa Verde.

 

– Com este encontro, buscamos identificar o que vem sendo realizado no setor de turismo de base comunitária, promovendo a troca de experiências e dando visibilidade às iniciativas existentes na Costa Verde. Queremos buscar novas estratégias para a consolidação deste importante eixo do turismo sustentável que promove o desenvolvimento social, cultural e ambiental – destacou o secretário de Turismo de Paraty, Wladimir Santander.