Jovens Monitores: liderança e participação

O projeto Jovens Monitores é desenvolvido por um grupo de alunos do Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega que se destaca pela liderança e protagonismo na construção do novo perfil pedagógico e político do colégio junto a gestão e corpo docente. É um grupo de jovens que propõe, planeja e executa, eventos e ações sociais na comunidade local.

O projeto surgiu da necessidade de promover o protagonismo nos jovens alunos da Ilha Grande, tornando-os pró-ativos e contribuir para a formação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios da sociedade pós-moderna.

No Projeto Jovens Monitores trabalhamos para que o papel principal, o protagonismo, seja desempenhado pelos jovens não apenas na escola, mas principalmente nos processos sociais. A atitude protagonista relaciona-se diretamente à formação para a cidadania, onde o jovem torna-se capaz de enfrentar situações reais na escola, na comunidade e na vida social através de iniciativas, liberdade e compromisso.

jovens monitores2

A proposta de desenvolvimento do protagonismo juvenil com a qual o Projeto Jovens Monitores trabalha, pressupõe um novo modelo de relacionamento do mundo adulto com as novas gerações. Esse relacionamento baseia-se na não imposição de posturas e ações que eles, os jovens devem desenvolver no contexto social. Ao contrário, a partir das regras básicas da democracia, da cidadania e através do diálogo, o jovem vai atuar e aprender, para em algum momento de seu futuro posicionar-se no contexto político e social de forma mais amadurecida e esclarecida, com base não só em ideias, mas, principalmente, em suas experiências e vivências concretas proporcionadas pela educação escolar e em face da realidade.

O Projeto Jovens Monitores desenvolve um método de trabalho cooperativo fundamentado na pedagogia ativa. Semanalmente os Jovens se reúnem com a gestão, professores e colaboradores para propor e planejar ações e eventos que são realizadas no colégio e/ou na comunidade. As reuniões são presididas pelos próprios Jovens, eles propõem as ações, dividem as tarefas e apresentam suas ideias, enquanto os professores, a gestora e colaboradores assumem o papel de orientação, acompanhamento e busca por oportunidades de capacitação. O Projeto Jovem Monitores conta com a parceria do Projeto Voz Nativa.

O projeto Jovens Monitores pretende desenvolver o protagonismo dos jovens estudantes do Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega, localizado na Vila do Abraão, Ilha Grande, Angra dos Reis, de forma a contribuir com a formação de cidadãos responsáveis capazes de assumir responsabilidades em ações individuais, coletivas e sociais mais amplas, com compromisso e respeito a diversidade, participação ativa na resolução de problemas sociais de diferentes amplitudes, autonomia intelectual e moral, capacidade de lidar com mudanças, solidariedade, cooperação, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais que permitam à formação de um ser humano pleno.

Kelly Pereira – Diretora do Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega – Abraão