Ilha Grande às escuras

O problema da falta de luz é uma constante na Ilha Grande. Em diferentes praias, moradoras e moradores sofrem as consequências da falta de energia, de manutenção e de reparo em postes e fios, seja em suas atividades domésticas, em seus trabalhos, em seus empreendimentos ou estudos.

A seguir, diversos pontos de vista sobre esse mesmo problema: Ilha Grande anda às escuras!

Praia Vermelha
Estão faltando várias lâmpadas nos postes, lâmpadas queimadas e postes que acendem e apagam na Praia Vermelha. Essa situação é perigosa para alguns moradores que passam por esses lugares, há pessoas que passam com crianças pequenas e isso pode ser muito perigoso para a população. Por isso é preciso que seja tomada uma providência para a segurança dos moradores e também dos turistas que passam pelas trilhas a noite. Deveria ser feita a manutenção dos postes frequentemente e a troca das lâmpadas.

Alunos da Escola Municipal Sylvestre Travassos, moradores da Praia Vermelha

Bananal
Nas trilhas da enseada do Sítio Forte e Bananal a base dos postes apodrecem e a chuva e o vento fazem muitos postes cairem. Desta forma podem ocorrer acidentes com moradores. Corremos riscos também de postes caírem e atingirem casas, além dos fios de alta tensão que têm perto do chão e podem machucar alguma criança.

Os moradores precisam de ajuda. Em Bananal, conforme mostra Brian Quissaman na foto acima, moradores e turistas precisam se abaixar para não bater a cabeça no poste caído bem no meio da trilha que leva às casas e ao mirante Visual da enseada de Bananal.

Igor Costa da Silva, 8º ano; Elunai Jordão Maia, 8º ano; Emanuel Case, 7º ano; Jorge Luis Conceição da Silva Filho, 8º ano; Brian Ouviaman, 8º ano

 

Sítio Forte e Passaterra
Perigo! Poste caído deixa fio de alta tensão no meio do caminho entre Sítio Forte e Passaterra.  Nesta trilha, há quatro postes no chão.  A foto mostra o ex-morador Demerval, que  hoje mora no continente e estava passando uns dias na terra natal, em abril.

faltadeluz2

 

Araçatiba
Sobre o fornecimento de energia da região: ao se percorrer as longas trilhas da Ilha Grande o que mais chama a atenção é: como ainda temos luz? Postes caídos, emendas inúmeras, árvores debruçadas nos cabos, enfim, um total despreparo de uma empresa que cobra de nós talvez o maior custo de energia do estado.

Só entre fevereiro e abril deste ano de 2015, faltou 43 dias de luz na região! Uma tremenda falta de respeito e negligência com as compras perecíveis que se perdem na geladeira e freezer dos habitantes, pousadeiros e donos de restaurante.

Haverá um dia em que a população Ilha Grandense irá perceber que se faz urgente uma retomada de pulso do governo em torno deste paraíso e de todo o seu potencial turístico e econômico para a região. Enquanto isso, só nos resta a mobilização da sociedade, em ação conjunta para fazer o governo e a concessionária de energia entenderem que existe vida inteligente além mar.

Luiz Augusto Ribeiro, dono de restaurante em Praia Grande de Araçatiba

 

Abraão
A falta de luz aqui na Ilha sempre foi um problema sério, que vem sendo agravado cada vez mais que cresce o número de empreendedores na ilha, prejudicando principalmente em alta temporada, onde nós necessitamos da luz e tem o maior número de turistas.

O nível do negócio fica muito prejudicado, tanto que proprietários de restaurantes e pousadas estão comprando geradores, para o cliente não ficar descontente. Quando estamos sem luz, os turistas ficam à luz de velas e lanternas, e sofrem com a falta de ventilação.

Eu tive que comprar um gerador para atender os meus clientes. Hoje o gerador atende à luz e TV, mas por ser de pequeno porte e ter custado 2000 reais ele não atende a chuveiros e nem ar condicionado.

Willian Teixeira, proprietário de Hostel na Vila do Abraão. Por Gustavo  Gomes

 

>>> Retorno da Ampla
A equipe do Voz Nativa entrou em contato com a distribuidora de energia da região da Ilha Grande, a  Ampla, com o intuito de dar um retorno à comunidade em relação à recorrente falta de luz.

Veja abaixo a resposta: A Ampla informa que realizou várias ações nos últimos anos para melhoria da rede de distribuição na região da Ilha Grande, em Angra dos Reis, como a instalação de equipamentos para melhoria na qualidade de tensão e substituição de condutores comuns por condutores protegidos em pontos da Vila de Abraão, que tem refletido nos indicadores de qualidade. A empresa esclarece que no início de 2015 um cabo submarino que atende a Ilha Grande, foi rompido por embarcações, o que afetou o serviço no local. Como solução para evitar novos rompimentos, a companhia está desenvolvendo projeto de instalação de novo ponto de travessia submarina, aguardando ainda a análise e liberação da Capitania do Portos e Gestores ambientais bem como esclarece que projeto de melhorias para rede de distribuição da Ilha Grande e execução de podas aguardam liberação ambiental. A distribuidora acrescenta que solicitou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a autorização para instalação de painéis fotovoltaicos, que contribuirá de forma significativa para melhoria da qualidade do fornecimento dos clientes desta localidade.