Um  Passado Não  Muito  Distante

 

um passado nao muito distante2

Ao escrever este artigo, me recordo saudosista de um tempo em que vivíamos apaixonados por uma ilha, em que mesmo sem luz elétrica, vivíamos mais próximos e felizes. Que doce lembrança trago na recordação da minha infância, em que após aquecida a água no fogo à lenha, tomávamos nosso banho de bacia. E depois, após o jantar à luz de velas ou de lampião, íamos forrar um pano e fazer o nosso travesseiro com um monte de areia, que ficava abaixo do lençol na altura da cabeça e deitar na praia para ouvir as histórias que nossos pais e avós contavam.

Muitas vezes, antes de deitarmos, corríamos na praia para brincar de pique esconde, roda, salada mista (como era bom e inocente brincar de salada mista, mesmo sob à luz do Luar)!

E o namoro escondido, na juventude…os pais saíam atrás das mocinhas, mesmo com um lampião a gás e levávamos muitas “broncas”, que na hora doía, mas valia à pena o esforço de sair às escondidas e encontrar com nosso amado namorado!

Lembro quando minha mãe ia para roça com minha avó e lá colhiam guando (espécie de feijão), colhiam também batata doce, cana, café, mandioca para fa-zer farinha. Nossa!  A farinha feita no forno, saindo quentinha e o beiju delicioso para tomar aquele café de cana.

Lembro que era época de presídio, mas para alguns moradores até o famoso “preso” no mato não nos assustava. Não para nós crianças…dava um friozinho na barriga, mas era a oportunidade de dormirmos todos em uma só casa. Nos protegíamos assim.

Quando o presídio foi desativado a ilha se uniu para obter a energia elétrica.  Conseguimos, tivemos mais conforto, os turistas foram chegando e os recebemos de braços abertos. Talvez tivéssemos abraçado demais, talvez fosse a novidade de receber pessoas novas, eu não sei. Só sei que a ilha não estava preparada, não havia se organizado para receber tantas pessoas. Víamos com a chegada do turismo um futuro promissor, mas a falta de estrutura e talvez a inocência dos moradores, foram o suficiente para nos entregarmos ao progresso. Mas, todo progresso tem suas consequências, a verdade é que fomos surpreendidos e oprimidos por muitas Leis que proibiam e proíbem o morador de realizar na sua simplicidade o que mais gostava de fazer. A verdade é que muitos jovens se desviaram por caminhos que, por ilusão ou por satisfação, se entregaram e assim abandonam de vez a sua raiz, a sua cultura.

A cultura de um lugar é a nossa história e ela jamais pode ser esquecida.

Saionara Maciel, Diretora da Escola Municipal Sylvestre Travassos, Araçatiba