Exercício da Cidadania

Será que os brasileiros sabem exercer sua cidadania?
E as escolas formam cidadãos críticos?

Percebemos que muitas pessoas estão descrentes no poder público e, na maioria das vezes, se acomodam com políticas assistencialistas esquecendo-se de exercer sua cidadania para cobrar dos governantes políticas públicas que possibilitem uma transformação social. Exemplos para o exercício da cidadania:

•Reivindicar melhorias para sua comunidade
•Se organizar em uma associação de moradores
•Participar da vida escolar
•Participar de reuniões com políticos locais

O voto é o principal meio de exercer a cidadania. Através dele escolhemos nossos representantes na política do nosso país. É importante que haja uma grande demanda de eleitores cientes do seu voto para que uma determinada região receba atenção dos órgãos públicos. Quando falta colaboração entre as pessoas, o pensamento individual predomina em detrimento do coletivo. Aqui na Ilha Grande, conversamos com alguns moradores da Praia Grande das Palmas sobre o dever de votar e ter seu título de eleitor.

Segundo Dario morador mais antigo da praia: “Votar é engordar os políticos”. Já Juliana Moreira recém moradora de Palmas destacou o uso do voto como exercício da cidadania.

A maior parte vota em Angra, uma pequena parte ainda não transferiu seu título e outros não se interessam em votar.

Fica evidente a falta de exercício da cidadania entre os moradores. Os mesmos precisam se reunir para discutir os principais problemas como: turismo desordenado, transporte, lixo, energia, educação entre outros.

Você, eleitor, é o principal personagem da sua história.

 

Vitória Uchoa e Daniel Knowels – Praia Grande das Palmas