Identidade Cultural

Venho refletindo sobre a cultura na comunidade onde moro, onde trabalho como agente cultural, Vila do Abraão na Ilha Grande, Angra dos Reis RJ.

A cultura e a identidade de um povo!

Pois bem! Se perguntarmos a qualquer um que está trabalhando na atual economia do turismo local, qual é a cultura da Ilha Grande? Arrisco a dizer que a resposta seria: não sei!

Se perguntarmos a um adolescente ou jovem da Ilha, a mesma questão, muitos ficariam estarrecidos procurando o que responder.

A grande verdade é que sem identidade cultural não haverá sentimento de pertencimento regional, não há valor sobre o território no qual você mora.

Podemos proporcionar a melhor formação  intelectual, conscientização ambiental, qualificação profissional, oferecer as melhores condições de vida, que nada adianta, se não tivermos este sentimento de pertencimento territorial.

Esta é a primeira coisa que uma sociedade precisa ter para que possamos proporcionar o empoderamento  social cultural  e econômico.

Como fazer??? Eu não tenho a fórmula.

Mas algumas coisas bem simples podem ajudar a promover uma reformulação do nosso entorno.Acho que estamos apontando muito para os outros os problemas que estão acontecendo com  os nossos jovens nos dias de hoje.

A culpa é da escola? do governo? do sistema? de quem será?  Você também tem sua parcela de culpa sim!

Poderíamos contribuir com pequenas ações na formação social e cultural dentro da nossa comunidade. Pois é! Aquela reunião de família, um almoço ou jantar com os nossos filhos e avós para lembrar de nossos costumes e histórias vividas, momentos inesquecíveis, também de muitas dificuldades e superação, que uniram ainda mais nossos familiares.

A quanto tempo não acontecem?

Poderia citar outros exemplos, mas vou deixar você refletir sobre o que poderia fazer para que seus pais, avós, filhos e amigos poderia obter  tais informações para ter esta identidade cultural.

 

Adriano Fabio da Guia – Professor de Capoeira e Coordenador do Centro Cultural Constantino Cokotós