Profissionais de Taxi Boat do Abraão organizam cooperativa para maior qualidade dos serviços na Ilha Grande

Trabalhar com o turismo na Ilha Grande, especialmente na Vila do Abraão, não é tarefa fácil. Com cerca de 4 mil moradores, a Vila chega a receber no verão uma média de 10 mil pessoas, o que demanda dos serviços de turismo uma organização além da habitual. A natureza exuberante e a diversidade de atrativos garante uma quantidade de turistas suficiente para deixar qualquer empreendedor confortável o ano inteiro. Mas, a falta de diálogo entre os diversos atores pode, muitas vezes, transformar o local em um cenário de disputa, impactando também na qualidade dos serviços.

Foi a partir dessa percepção que moradores do Abraão decidiram formar uma cooperativa de Taxi Boat – serviço exclusivo de transporte e passeio – e solicitaram o apoio do Voz Nativa.
“Os Taxi Boat tiveram a ideia de se organizar para terem um melhor formato de trabalho, abrirem um canal de diálogo junto à Turisangra e à Capitania dos Portos, além de terem mais qualidade no serviço e garantirem preço, passeio e espaço para todos os profissionais. O Voz Nativa poderia articular diversas entidades e contribuir nesse processo, e é isso que estamos fazendo” Conta Marcio Ranauro, coordenador geral do Projeto.

1

O trabalho teve início em maio deste ano e está sendo desenvolvido pelo Voz Nativa em parceria com o LTDS – Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da UFRJ e o Fórum de Economia Solidária de Angra dos Reis. As aulas, que envolveram mais de 30 barqueiros do Abraão, abordaram temas como cooperativismo, empreendedorismo, economia solidária e articulação de redes. Os participantes construíram, junto aos professores, um estatuto que define a cooperativa e as questões burocráticas e legais estão sendo definidas com a orientação de uma contadora. Junto a um profissional de design os participantes estão elaborando a identidade visual e logomarca da cooperativa. O último curso foi o de agenciamento e precificação, no qual os participantes institucionalizaram o serviço prestado, padronizando produtos oferecidos e preços cobrados.

 

8

7

Os participantes estão envolvidos e animados com o trabalho, mas compreendem que a criação da cooperativa é apenas um passo para uma fase com ainda novos desafios.“Começar a se organizar é necessário, se a gente como comunidade mostra que tem força e se organiza, consequentemente os outros setores vão tentar se organizar também e acompanhar esse desenvolvimento, dando sequência e qualidade no turismo aqui na Ilha. Estamos nos unindo pra começar um trabalho. Tem que ter paciência e esperar uma resposta positiva a médio e longo prazo. Esse é o início.” Diz Antônio Junior, profissional envolvido na criação da cooperativa de Taxi Boat.

Está agendada para o dia 07 de outubro a Assembleia de Constituição da cooperativa “Abraão Taxi Boat”, que convoca todos os interessados e comunidade.  A Assembleia terá como objetivos leitura, análise e aprovação do estatuto social; eleição do Conselho de administração, eleição do Conselho Fiscal, subscrição e integralização do Capital, e outros assuntos gerais.