Cães e Gatos na Ilha Grande: Conscientização e amor podem fazer diferença

Abandono e maus tratos fazem parte de um lado triste da realidade sofrida por muitos animais aqui na Ilha Grande. Nem é preciso procurar muito, a cada esquina, restaurante e até mesmo nas praias, podemos ver a quantidade de cachorros (e gatos, mais escondidos, é claro) nas ruas. Observando atentamente muitos têm donos, porém a grande maioria são filhos de crias indesejadas as quais foram jogadas fora à própria sorte, e talvez sorte não seja a palavra adequada, afinal passar fome, frio, agressões e envenenamento de longe pode ser considerado bom.

Só para se ter uma ideia, nos últimos 3 anos e meio, 326 animais, entre cães e gatos, foram abandonados na porta do pet shop do Nick, no Abraão, e 60% deles foram adotados por turistas, isso sem contar os que frequentemente são deixados na porta da casa do Edson (cachorreiro também do Abraão), como tantos outros que são deixados nas portas dos “amantes” de animais e ainda os que já tivemos conhecimento de serem jogados ao mar ou abandonados na mata sem chance de sobrevivência.

Não é preciso se esforçar para perceber o resultado disso: brigas de cães atrás de cadelas no cio, praias
sujas de cocô, sacos de lixo rasgados (lembrando que o descarte do lixo no horário correto e de maneira
adequada ajudaria muito a evitar) e turistas e moradores incomodados. Em contrapartida a todo caos e
incômodo causado pelo ser irracional abandonado, seres humanos resolveram colocar a mão na massa
e, através de iniciativa da OSIG – Organização para a Sustentabilidade da Ilha Grande, vêm sendo realizadas campanhas de esterilização (castração) de cães e gatos na Vila do Abraão.

Neste ano a equipe do Dr. Márcio Ferrazzoli esteve presente no Abraão realizando 51 cirurgias, em julho,
e 54 cirurgias em agosto, além de 22 em Palmas em agosto e mais 49 no Abraão em novembro. Além das esterilizações foram realizadas também cirurgia de Piometra, tosas e consultas com doações de medicamentos. Os procedimentos foram oferecidos à comunidade de graça, sendo a única exigência feita, através de um termo de responsabilidade, a de cuidar do pós operatório do animal castrado.

Não é fácil organizar tudo isso, envolve custos financeiros altos, conseguimos cobrir parte deles com
doações de moradores, turistas e pousadas, que ofereceram a hospedagem para equipe como cortesia.
Também uma rifa foi passada através da iniciativa da AMA – Associação de Moradores do Abraão – onde
empresários ofereceram seus “produtos” como brinde e o valor arrecadado foi repassado para ajudar nos
gastos da campanha. Mas o principal é que tem muito amor envolvido, conseguir uma equipe que se desloca
de São Paulo para, voluntariamente, durante 4 dias, se dedicar à cuidar dos nossos animais, definitivamente isso não tem preço.

O problema não é meu, não é seu, é nosso.Todos nós somos responsáveis pelo meio em que vivemos, mudar
pequenos hábitos contribui para o desenvolvimento saudável da nossa comunidade, podemos começar descartando o lixo no horário correto de cada rua, nos responsabilizando pelo nosso animal de estimação,
respeitando o próximo.

Enfim, pequenas atitudes, grandes gestos! A todos que de alguma maneira contribuíram para a realização desse trabalho, Dom Mário, Las Sorrentinas, Pousada Lonier, Pousada Colibri, Barraca do Nelson, Elite Dive Center, Agência LIG, Agência Mariana, Restaurante Marola, Pousada Tapera das Palmas, muito obrigada.

AMA – Associação de Moradores do Abraão