Curso mostra a importância da comunicação para o desenvolvimento local

Entre maio e junho de 2014, o Projeto Voz Nativa realizou sua primeira oficina na Ilha Grande. O curso de Educação Ambiental e Mídias Comunitárias reuniu jovens da Vila de Abraão com o objetivo de debater a importância do cuidado com o meio ambiente para a sustentabilidade dos negócios em turismo e apresentou como a comunidade pode participar do desenvolvimento local.

A Ilha Grande está toda inserida em Unidades de Conservação geridas pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, e o Voz Nativa considera fundamental que as comunidades locais se apropriem e participem dos processos de gestão destas áreas protegidas. O curso de Educação Ambiental ressalta essa importância e apresenta a realidade ambiental da Ilha Grande para que todos os moradores contribuam para a conservação da Ilha e melhor desenvolvam suas atividades econômicas.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O curso, ministrado pelo coordenador geral do Projeto Voz Nativa, Marcio Ranauro, apresentou também como as mídias comunitárias podem contribuir para a divulgação das atividades desempenhadas dentro da Ilha e para a troca de informações entre os moradores. Marcio apresentou o Jornal Voz Nativa, jornal comunitário da Ilha e principal veículo de comunicação do projeto que reúne notícias escritas pelos próprios moradores.

“O jornal tem o intuito de dar voz a quem mais sabe da Ilha Grande: os nativos. O curso foi muito bem aceito pelos alunos, que mostraram que querem contribuir com matérias para o jornal.” Diz Marcio.

 

Participe também, enviando matérias para o Jornal Voz Nativa pelo e-mail projetovoznativa@gmail.com ou  telefone e whatsapp (24) 99903-5776

#patrociniopetrobras