Curso destaca a importância do Turismo de Base Comunitária para a Ilha Grande

O projeto Voz Nativa e o LTDS/UFRJ ministraram nos dias 21 e 22 de julho, na Vila do Abraão, o primeiro curso Introdutório de Turismo de Base Comunitária e Meio Ambiente da Ilha Grande, que teve como objetivo apresentar o modelo de turismo de base comunitária e a sua importância para o desenvolvimento turístico sustentável da Ilha.

O intuito foi gerar a reflexão dos moradores sobre um modelo de turismo que valorize a cultura local e a preservação do meio ambiente, apresentando o conjunto de Unidades de Conservação da ilha e sua importância para a preservação das atividades de turismo e o desenvolvimento das comunidades locais.

O curso apresentou também a responsabilidade do governo e de cada poder instituído, destacando os canais que devem ser utilizados para cada tipo de reinvindicação. Responsável por ministrar o curso, Eloise Botelho, turismóloga, doutoranda em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, afirma: “É muito importante conhecer cada uma das esferas de governo que tratam dos diferentes problemas da Ilha.”

Sandro Muniz, Chefe do Parque Estadual da Ilha Grande apresentou detalhes sobre o PEIG e debateu sobre a gestão da Unidades e quais as ações de Uso Público estão sendo desenvolvidas na Ilha Grande.

Sandro Muniz, Chefe do Parque Estadual da Ilha Grande

Sandro Muniz, Chefe do Parque Estadual da Ilha Grande

Por sua grande importância para o desenvolvimento local e garantia de direitos da população, o curso será replicado em outras praias da ilha. Para mais informações, nos consulte. PARTICIPE!!!

Mais sobre Turismo de Base Comunitária ver publicação do Ministério do Turismo em parceria com o LTDS:

http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/15turismo_basecomunitaria.html

#patrociniopetrobras