Educação Ambiental como disciplina nas escolas e voltada para a mudança social!

A Educação Ambiental deveria ser inserida já no ensino fundamental como uma disciplina, principalmente em áreas onde existem unidades de conservação, como a Ilha Grande. A Educação Ambiental tem um papel muito importante na vida do cidadão e tem destaque no mundo contemporâneo por sua importância na relação homem e meio ambiente.

Na atual realidade de nosso planeta o ser humano criou uma ligação com a natureza de diversas formas, seja como um simples cidadão, que mesmo sem saber da importância da conservação para sua sobrevivência respeita a natureza como crença. Cito como exemplo as religiões que têm na natureza suas respresentações, seja pelo cidadão que usufrui do meio em que vive de forma sustentável e consciente e também para os pesquisadores e educadores que estão diretamente ligados à questão.

Por este motivo que a educação ambiental  está ligada diretamente a mudança social, pois inserida em diversos setores da sociedade como, sociedade civil, economia, política, cultura e educação, mexe com todos  e seus atores são diversos. Por isso, se persiste na abordagem interdisciplinar, pois há muitos setores da sociedade envolvidos no tema, mesmo que na maioria dos casos de forma tímida. A Educação Ambiental é de suma importância para todos.

O envolvimento deve ser amplo e englobando as ciências humanas, sociais, exatas, tecnologia e é claro a educação. Dessa forma é possivel ter uma equilíbrio entre o ser humano e o nosso planeta. Vamos pensar  mais sobre nosso relacionamento com o meio em que vivemos. Ao inserir a Educação Ambiental na grade de disciplinas, já para as crianças do ensino fundamental, com certeza vai viabilizar uma relação mais benéfica entre ser humano e o meio em que vive.

Waldeck S Tenorio – Guia Turístico Caiçara