Jornalismo Comunitário afirma papel dos jovens no desenvolvimento da Ilha

O projeto Voz Nativa e o LTDS/UFRJ promoveram entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, na Vila de Abraão, a primeira oficina de jornalismo comunitário para a Ilha Grande, um curso de sensibilização para a importância da comunicação comunitária e para construção do jornal Voz Nativa. O curso tem o intuito de mostrar para a comunidade que, através do jornalismo, ela pode e deve colocar sua voz nas ruas.

Focado nos jovens, mas aberto a todas as idades, o principal objetivo da oficina foi destacar para os jovens como o jornalismo comunitário é uma ferramenta que dá voz aos moradores e que pode ser utilizado para exercer a cidadania e reafirmar a identidade.

Além da teoria, o curso exercitou o jornalismo na prática, com elaboração de matérias pelos próprios alunos. Segundo a professora Silvia Noronha, Editora do jornal Maré de Notícias, da Redes de Desenvolvimento da Maré, no Rio de Janeiro, o curso é importante para ajudar os jovens a utilizarem da melhor forma as ferramentas de comunicação já existentes, e melhor conhecer as comunidades onde moram.

“Os alunos se interessam muito em se expressar, mas ainda não têm dimensão de todas as ferramentas possíveis para isso acontecer. Nossa missão é mostrar não só as melhores ferramentas como também a melhor forma de usá-las.” Diz Silvia.

O curso tem duração de 20 horas. Se você quiser tiver interesse em receber este curso em sua comunidade mande um e-mail para projetovoznativa@gmail.com.br

#patrociniopetrobras